fbpx

Costumes preservados da Índia

O comportamento no dia a dia dos indianos possui por trás a força de uma tradição milenar que se revela nos costumes e detalhes, que vamos conhecendo e nos deparando a cada olhar… O espírito da visão do sagrado dentro do corriqueiro é uma espécie de lei inexorável e tem a sua força dentro de seu próprio coração.

Ao nos darmos conta percebemos que uma teia interliga toda a diversidade do povo, essa teia são os Vedas – a base do conhecimento – tão milenar que se perde nas veredas das eras. É muito compensador entrar em contato com uma cultura assim tão secular e diversa, com uma forma de expressar a espiritualidade tão intensa…

Um hábito muito presente, independente da classe e nível cultural é tirar os sapatos para entrar nos templos, nas casas, para comer, em lojas e comércios. O simbolismo é que se deve despir do mundano e “sujo”, representado pelos sapatos, para se estar receptivo e receber…

Tocar os pés das pessoas mais velhas, tão belo, é um gesto de respeito e também forma de saudação. Num nível mais sutil encontramos constantemente a referência aos “pés de lótus” do Mestre, pois o lótus simboliza o coração imaculado da alma.

india3-compressor

Comer com as mãos, aos nossos olhos parece simplório, mas saudável sob o enfoque da medicina ayurvédica, que também faz parte da tradição védica.

Isto nos deixa muito atentos ao ato de comer. Os dedos das mãos representam os 5 elementos presentes na natureza e quando comemos juntamos os dedos formando um Gesto (Mudra) que colabora para o equilibro destes elementos em nosso corpo.

Com nossas mãos unidas saudamos com o Namaste ou a invocação da divindade, sempre presente o divino… ofertamos seja algo ou nossa própria devoção.

Continuaremos com outras peculiaridades em outros momentos…

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao Topo