Trens na Índia

Aos queridos viajantes, se no seu roteiro, está programado viagens de trem, recomendamos a leitura deste texto. Diminuindo os receios e os preparando melhor para estas viagens.

Primeiramente, nos pacotes da Govinda Turismo, a escolha por fazer percursos de trem, é porque a opção, de ônibus para longas distâncias na Índia é inviável, já que as estradas costumam ser estreitas, esburacadas e lotadas de carros, de motocicletas, sem contar as vacas sagradas, o que tornam as viagens muito demoradas. Uma viagem de 200 Km, por exemplo, pode demorar de 6 até 10 horas. E para muitos dos trechos não existe a opção de avião, ou os horários são incompatíveis.

Govinda Turismo

Govinda Turismo

TRENS NA INDIA

A Índia possui uma das mais complexas redes ferroviárias do mundo, implantada pelos ingleses, a cerca de 150 anos atrás, que alcança quase todos os pontos do território nacional, somando 65.000 quilômetros de trilhos. Com uma população de mais de 1,2 bilhões de habitantes que usa o sistema ferroviário, significa dizer, que as estações de trem além de lotadas, e na sua maioria das vezes com a limpeza prejudicada.

CLASSES DE TREM

Existem oito classes nos trens indianos que variam de acordo com conforto e preço. As melhores são as Classe AC (com ar condicionado), porque são mais limpas e seguras.

AC 1 – A mais confortável e cara das classes. Cabine com 4 camas (duas camas superiores e duas inferiores) fechada com porta. Tem lençóis e cobertores. Quase o mesmo valor de uma passagem de avião. Esta classe não está disponível em todos os trens. Quando encontramos vagas disponíveis, compramos, mesmo que seja somente para parte do grupo.

AC 2Cabine com 4 camas (duas camas superiores e duas inferiores) fechada com cortina. (Na foto abaixo). Ou uma cabine lateral duas 2 camas (uma superior e uma inferior), também fechada com cortina. Tem lençóis e cobertores. A classe normalmente comprada para o grupo.

AC 3Cabine com 6 camas, 3 camas de cada lado. A cama do meio fica desmontada durante o dia e todos ficam sentados na cama de baixo. Tem lençóis e cobertores. Quando não há disponibilidade de vagas nas classes superiores, também é utilizada para os grupos.

COMPRA DAS PASSAGENS

A compra das passagens abrem 4 meses antes da data da viagem, e nos primeiros minutos desta abertura as passagens são compradas para o grupo. E mesmo assim, às vezes não encontramos disponíveis para todos, na mesma categoria.

Na hora da compra não há possibilidade de escolha dos lugares no trem, o sistema online escolhe automaticamente os assentos. Mas o grupo todo fica bastante próximo. Eventualmente, é possível que alguns do grupo fiquem juntos com indianos.

A distribuição das pessoas, nos diversos lugares que o sistema disponibilizou (em cima, em baixo, de frente, de lado) é feita por nós da Govinda Turismo, baseados em dar preferência as pessoas que tenham maiores dificuldades físicas e de deixar próximos os casais e companheiros de quarto. Não existe outro tipo de critério para a distribuição das pessoas que não seja esta.

Caso você tenha alguma necessidade especial, que não tenha sido percebida por nós, por gentileza manifeste o seu pedido, que dentro do possível iremos atender. Informaremos os assentos para o grupo, no dia da viagem.

Govinda Turismo

Govinda Turismo

ROUPA DE CAMA

Apesar da cia de trem oferecer lençóis, cobertor e travesseiro sugerimos que levem lençóis (pequenos) ou sacos de dormir, para que você possa se sentir mais “seguro”. Isto não necessariamente, já que os lençóis são limpos, mas é para que você sinta-se mais aconchegado envolto pelas suas coisas.

Govinda Turismo

Govinda Turismo

DESLOCAMENTO DA BAGAGEM

Para o transporte das malas nas plataformas das estações, quando as distâncias forem longas e/ou difíceis, estaremos disponibilizando carregadores de bagagem. Estes rapazes levam até a porta do trem ou até o seu assento. Na hora da descida do trem, cada um terá que carregar a sua própria bagagem para fora do trem, e na sequência novamente os carregadores irão ajudar, se necessário for.

SEGURANÇA

A Índia é um país com baixa taxa de criminalidade, com pequena incidência de roubos. Mas precisamos estar, logicamente, sempre cuidadosos com os nossos pertences. Então nos trens, guardem muito bem as coisas de valor (carteira, celular, etc.) e não deixem a vista os seus calçados.

CONVITE

Se a proposta da Govinda Turismo fosse somente turística, as cidades escolhidas para o roteiro seriam somente as de fácil acesso, mas como os convidamos a peregrinar, ou seja, o foco é estar nos lugares sagrados, isto às vezes pode custar em certo esforço e boa vontade.

Viajar de trens na Índia, pode ser difícil para alguns, mas para outros pode transformar-se numa grande aventura! Depende com que “olhar vemos as coisas”. Então o convite é para que você vivencie esta experiência de coração aberto a viver a verdadeira Índia!

Govinda Turismo

Govinda Turismo

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Usamos o Akismet para bloquear spam. Saiba como seus dados são processados.

Voltar ao Topo