Centenário da chegada de Paramahansa Yogananda no ocidente

Nossa homenagem a Paramahansa Yogananda Centenário 1920 – 2020

 

 “Escuridão pode reinar em uma caverna por milhares de anos, mas traga a luz, e as trevas desaparecerão como se nunca tivessem existido. De modo similar, não importa quais os seus defeitos, eles não são mais seus quando você traz a luz da bondade.”

Paramahansa Yogananda.

Em 19 de setembro de 1920 o mestre indiano Paramahansa Yogananda aportava em solo ocidental para abraçar definitivamente esta terra com seus ensinamentos e sua missão. Saindo de sua distante e amada Índia naqueles princípios do século XX, o jovem monge indiano partia convidado a participar de uma conferência de religionistas na cidade de Boston nos EUA.

Yogananda no Congresso de Religiosos Liberais em Boston em 1920
Yogananda no Congresso de Religiosos Liberais - Boston 1920

Cumprindo os desígnios divinos através do grande Mahavatar Babaji e dos grandes que também abençoaram sua missão universal de disseminar a antiga ciência de Kriya Yoga ao mundo, o jovem monge com inequívoca vontade, determinação e amor deixou sua terra natal para alçar vôo e alcançar tantos corações espalhados ao redor do mundo.

Carregava consigo uma história de amor divino dos que o enviaram. Junto levava também os anos de treinamento aos pés de seu Guru realizado e a herança da sabedoria atemporal da Índia para destilar com praticidade e acuidade suas verdades eternas vindas de grandes sábios e profetas ao longo de eras.

Se debruçando acerca da natureza do homem e da vida, do universo material e transcendental e como viver num mundo com constantes adversidades, sofrimentos e pensamentos confusos, traz um sentido comum prático de viver no mundo e ir ao mesmo tempo além dele e suas ilusões com a condição única da receptividade espiritual.

O tema de sua palestra naquele encontro a “Ciência da Religião”, articulava fundamentos como a liberdade a natureza e conceito de Deus, da felicidade e sobre a necessidade da religiosidade prática através dos métodos científicos da Yoga para o objetivo da real experiência da religião.

Porta voz da mensagem libertadora da natureza divina do homem, Yogananda revela sua missão como avatar universal deste tempo, Premavatar encarnação do amor divino cumprindo os desígnios divinos para a elevação da humanidade e como Guru dissipador da escuridão espiritual para seus discípulos. Decifrando e apontando os pormenores das vicissitudes da condição humana.

Fundando a Self Realization Fellowship pouco após sua chegada na América apresenta ao longo das décadas de 1920 e 30 a disseminação de seus ensinamentos e mensagem fazendo a atravessar fronteiras e desbravar territórios em grande parte dos Estados Unidos.

Self Realization Fellowship
Self Realization Fellowship

Após deixar o corpo físico em 1952 seus ensinamentos se expandem cada vez mais mundialmente e sua onipresença através deles faz chegar a este centenário histórico como mensagem viva de amor e liberdade.

A expressiva expansão de sua obra na ressignificação da Yoga, no objetivo de identificar o Ser fazendo conhecer se a si mesmo e ao seu Criador e o plano divino do universo que vivemos, tem encontrado repouso no templo interno de cada vez mais almas.

Promovendo na experiência de cada um, a sintonia com o mestre e a mensagem divina de como estabelecer a prática da relação pessoal através da meditação Yoga.

Manifestando o ideal por ele estabelecido como objetivo de sua organização: Ensinar que o propósito da vida é a evolução mediante o esforço pessoal da consciência mortal limitada do homem para a consciência de Deus estimulando o estabelecimento de templos individuais para Deus nos lares e nos corações dos homens.

Neste ano de 2020 quando ao mesmo tempo que temos um momento presente desafiador com tantas mudanças e incertezas pelo futuro do Dharma entre as pessoas e as sociedades, igualmente refulge com mais brilho uma luz em Paramahansa Yogananda. Quem não somente é uma voz do Deus silencioso, mas é ele próprio a mensagem, como disse irmão Chidananda, presidente da SRF, a corporificação da verdade e do amor que move e que somente poderá transformar e curar.

Chidananda -Presidente da Self Realization Fellowship
Chidananda -Presidente da Self Realization Fellowship

Na primeira histórica convocação mundial on line da organização que este ano coincidiu com o ano do centenário da chegada do mestre até nós, a Self Realization e seu ramo oriental Yogoda Satsanga Society of India através de amor e serviço devocional, se afirmaram ainda mais como um farol de dedicação de seus monásticos e servidores espalhando o ensinamento a maior número de pessoas e benefício de todos.

Celebrando o marco centenário também uma cerimônia de reconsagração da chegada de Yogananda no porto de Boston foi realizada para perpetuar e atualizar nos corações e mentes esta data especial.

Desta vez na aurora do século XXI, singrou o mestre e chegou mais uma vez agora porém não estava sozinho entre uma terra estranha, mas foi recebido da forma que ele mesmo expressou em seu livro Autobiografia de um Iogue “ao enviar as vibrações de meus pensamentos, emissários de meu amor, aos milhares de kriya yogues disseminados como jóias reluzentes, através do mundo inteiro, penso com frequência, Senhor quão grande é a família que deste a esse monge.”

Autoria: Maria Beatriz

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Usamos o Akismet para bloquear spam. Saiba como seus dados são processados.

Voltar ao Topo