Govinda Turismo Viagem Índia Ásia Tailândia
Contatos
Posts Recentes
Brasil 55 (41) 99682 5157
Topo
Blog Viagem Para India Ritual Vedico

Aarati Ritual Védico

Ritual milenar, baseado nas escrituras sagradas, simboliza rendição, renúncia final do ego a Deus. A palavra em sânscrito literalmente significa “concluir”. Isto é porque o Arati é tipicamente o ato final de um ritual de adoração.

Para este ritual védico, utiliza-se os cinco elementos. Eles podem variar um pouco dependendo para qual divindade está sendo oferecido o Aarati e também de que parte da Índia. Os cinco elementos ofertados: Terra, Água, Fogo, Ar e Éter, representados neste ritual por:

AS FLORES – Representam a TERRA solidez.
A ÁGUA EMBEBECIDA NO PANO – Representa a ÁGUA fluidez
A LAMPARINA COM CÂNFORA – Representa o FOGO calor
AS PENAS DO PAVÃO – Representa o AR movimento
CALDA DE YAK – Representa de ÉTER espaço

Blog Viagem Para India Ritual Vedico 2

O incenso na cerimônia representa o estado do espírito purificado. Assim a existência inteira, em todas as suas facetas da criação material, é simbolicamente oferecida à divindade através desta cerimônia.
O sacerdote oferece estes elementos com a mão direita, de forma circular, horária, nas quatro direções com a entoação de cantos devocionais hindus específicos.

A ideia aqui é representar que as nossas atividades diárias giram em torno de Deus, o centro de nossas vidas, reforçando o entendimento de que as atividades mundanas de rotina são secundárias.

Em certo momento do ritual acontece a circulação de um “prato Aarati” ou “lâmpada Aarati” em torno da divindade. Ao fazê-lo a “lâmpada” adquiri o poder da divindade. E o sacerdote circula essa “lâmpada” para todos os presentes. Quando este ritual é feito dentro dos templos, o simbolismo também de passar o fogo ao redor da divindade é para iluminar a face do divino, para garantir que o devoto possa ver toda a sua beleza e esplendor.

A ATITUDE INTERNA DO DEVOTO PERANTE UMA CERIMÔNIA DE AARTI

Assim como a cânfora usada no ritual se dissolve totalmente em insignificância, assim também o indivíduo deve fundir-se ao divino. Somente quando abandonamos nossos conceitos errôneos de “eu” e “meu” nossa adoração poderá verdadeiramente se tornar completa, e poderemos receber o despertar final de amor divino no nosso coração.

Durante o aarati, em primeiro lugar, o devoto se oferece. Ao fazê-lo, ele remove ahankara, o ego material. Ele já não se identifica como o corpo material e com a mente, em vez disso, desperta a noção de que ele é um servo da divindade. Aarati é um ritual que purifica o coração, um ritual que conduz a uma realidade mais elevada, é também uma realidade em si mesma. Essa é a natureza de bhakti, para a devoção, é tanto meio e fim.

Estes são alguns conceitos sobre este profundo ritual milenar. O seu real significado somente se compreende, quando vai- se para além das compreensões intelectuais e consegue-se vivenciar este ritual no coração. 

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

WhatsApp
Precisa ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?