Nepal – Cidade de Pokhara
Se Kathmandu é o centro cultural do Nepal, Pokhara é o centro da aventura! Famosa pelos trekkings (caminhadas), sua localização à beira do Lago Phewa e proximidade com as montanhas himalaias tornam a cidade um lugar de uma beleza surpreendente e mesmo transcendental. É impossível ficar impassível diante do espetáculo que oferece.
TREKKING
E como não fazermos um trekkings em Pokhara? Faremos um pequeno de 6 horas de caminhada (ida e volta) até o sopé da majestosa montanha Annapurna, passando pelo “Acampamento Base dos Australianos”. Será uma agradável caminhada pela selva. Poderemos desfrutar da vista desobstruída de várias montanhas dos Himalaias, em especial das montanhas Annapurna, Machhapuchhre e Manaslu, assim como belas colinas verdes.
POKHARA SHANTI STUPA
Em Pokhara encontraremos mais uma bela stupa budista dedicada à paz mundial. A Shanti Stupa de Pokhara está no Morro Anadu, no distrito de Kaski. Foi construída pelo monge Morioka Sonin, da Ordem japonesa Nipponzan-Myōhōji, uma ramificação do Budismo Nichiren.
A stupa propicia uma vista panorâmica da montanha sagrada de Annapurna, além da vista para a margem sul do Lago Phewa.
ACAMPAMENTO DOS TIBETANOS
Após a tomada do Tibet pelos chineses, houve um influxo de exilados do Tibet a caminho de Dharamsala, na Índia. E muitos permaneceram no caminho, no Nepal. Estima-se que 60.000 se estabeleceram no Nepal.
Ainda cerca de 2.500 refugiados cruzam a fronteira todos os anos para chegar à Índia ou se estabelecer no Nepal.
Pokhara é o lar de milhares desses refugiados tibetanos, a maioria dos quais vivem nos campos de assentamento. Esses campos, alguns existentes desde meados da década de 1960, foram originalmente destinados a fornecer abrigo temporário, mas se transformaram em assentamentos permanente.