Govinda Turismo Viagem Índia Ásia Tailândia
Posts Recentes
Contato WhatsApp
Brasil 55 (41) 99682 5157
Topo
 

Butão

A Terra do Dragão do Trovão

O Reino do Butão é um país no sul da Ásia conhecido como “Terra do Dragão do Trovão” (Druk Yul), sendo uma monarquia constitucional com o Budismo Tibetano como religião de Estado.

O Butão fica nas encostas sul do Himalaia oriental, entre a China ao norte e os estados indianos de Sikkim, Bengala Ocidental e Assam a oeste e sul, assim como o estado indiano de Arunachal Pradesh a leste. A terra consiste principalmente de montanhas íngremes e altas atravessadas por uma rede de rios rápidos. A elevação sobe de 200 metros nos sopés do sul para mais de 7.000 metros.

O Pico Branco dos Três Irmãos Espirituais

Como um país himalaico, o Butão é outro destino muito procurado por aventureiros e alpinistas, apesar desta prática ter sido proibida no país em 2004. Aliás, é do Butão a montanha mais alta do mundo jamais escalada, permanecendo ainda virgem. Trata-se do Gangkhar Puensum, que em idioma butanês significa O Pico Branco dos Três Irmãos Espirituais. Com 7.570 metros, seu acesso é interditado por razões ecológicas e espirituais, a exemplo do Monte Kailash, trata-se de uma montanha sagrada.

 

Butão

 

Sua Biodiversidade

A exuberância da fauna e flora do Butão o compara ao Nepal em riquezas ecológicas, com a distinção da preservação ser no Butão uma política rigorosa de estado. Evita-se o expansionismo urbano a fim de plasmar um país que equilibre progresso material com paisagens naturais.

Com arbustos alpinos do Himalaia oriental e prados que alcançam picos de montanha glaciados; regado por rios alimentados pela neve, regiões cobertas com densas florestas do Himalaia, vales aluviais de rios de planície, mais macacos de várias espécies, felinos, ursos, esquilos, ovelhas azuis, lobo tibetano, antílope etc. o Butão é um paraíso ecológico. É um dos poucos países do mundo a manter sua cobertura florestal em cerca de 64%, assim como ter sua fauna protegida da extinção.

O País Mais Feliz do Mundo 

O Butão ainda se destaca pelo seu inovador conceito de “Felicidade Nacional Bruta” (FNB), às vezes chamado de “Felicidade Doméstica Bruta” (FDB). Trata-se de uma filosofia que guia o governo do Butão, incluindo um índice que é usado para medir a felicidade coletiva e o bem-estar da população. O FNB foi instituído como meta do governo na Constituição do Butão, promulgada em 18 de julho de 2008.  Daí nasceu o apelido do Butão como “o país mais feliz do mundo”. Contudo, o conceito é mais antigo, pois o termo “Felicidade Nacional Bruta” foi criado pelo 4º Rei do Butão, Jigme Singye Wangchuck, em 1972, que declarou: “A Felicidade Nacional Bruta é mais importante que o Produto Interno Bruto”.  

Sob as bênçãos de Buddha

Assim como o Tibet, Mongólia, Japão, Tailândia, Coréia etc., o Butão é um país predominantemente budista, sendo talvez o país onde esta religião esteja mais vicejante, por ter sido tornada “política de estado”. De fato, os conceitos que balizam todas as áreas da administração pública do Butão são baseados na filosofia budista, colocando o país “sob as bênçãos de Buddha.”

Onde nossa aventura começa…

E agora que você já conhece um pouco do Butão, vamos apresentar os lugares que visitaremos nessa região especial!

Veja outros destinos do roteiro Himalaias -Índia, Nepal e Butão
WhatsApp
Precisa ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?