Govinda Turismo Viagem Índia Ásia Tailândia
Posts Recentes
Contato WhatsApp
Brasil 55 (41) 99682 5157
Topo
 

Butão – Cidade de Thimphu 

Ela começa em Thimpucapital do Butão. É a maior cidade do país. Seu charme não vem apenas da riqueza de museus ou locais históricos, mas também do forte caráter nacional de seu estilo arquitetônico. Thimphu é a quinta capital mais alta do mundo. Sua altitude é de cerca de 2.648 metros. Os monumentos arquitetônicos tradicionais em Thimphu, como no resto do Butão, são da arquitetura típica butanesa de mosteiros, dzongs (estruturas do tipo fortaleza), pontes suspensas, lhakhangs (centros de prática budista), assim como outros lugares sagrados e palácios reais, tudo fortemente embebido no Budismo Tibetano.

 

THIMPHU

 

TASHICHHO DZONG

Em Thimphu vamos começar visitando o Tashichho Dzong, um  Mosteiro-Fortaleza no extremo norte da cidade. Tradicionalmente, tem sido a sede do Druk Desi, o chefe do governo civil do Butão, um cargo que foi combinado com a realeza desde a criação da monarquia. Foi construído pelo primeiro Dharma Raja, “Rei do Dharma”. 

O edifício foi levantado em 1216 pelo Lama Gyalwa Lhanapa (1164-1224), fundador do ramo Lhapa da Drugkpa Kagyu (uma das sub-escolas do Budismo Tibetano), mas sofreu várias reestruturações. 

“Tashichö Dzong” significa Fortaleza da Gloriosa Religião e atualmente abriga a sala do trono e escritórios do rei, o secretariado do gabinete e os ministérios dos assuntos internos e das finanças. Sua arquitetura austera, misturando notas da arquitetura butanesa e tibetana, combinada com a suavidade do Budismo, lhe confere um caráter inspirador. Em seu interior há 30 templos, capelas e santuários.

 

TASHICHHO DZONG

 

GRANDE BUDDHA DORDENMA 

Nossa próxima parada será numa gigantesca estátua de Buda Shakyamuni erigida nas montanhas do Butão e que celebra o 60º aniversário do quarto rei do país,  Jigme Singye Wangchuck. Conhecida como “O Grande Buddha Dordenma” e completada em 2015, a estátua abriga mais de 100 mil estátuas de Buddha menores! Todas, a maior e as menores, são feitas de bronze e douradas em ouro.  O Buda Dordenma está em meio às ruínas de Kuensel Phodrang, o palácio de Sherab Wangchuk, o décimo terceiro Druk Desi do Butão. 

O Buddha Dordenma tem 52 metros e é uma das maiores estátuas de Buddha do mundo. Não bastando, sua ereção cumpriu duas profecias: no século XX o iogue Sonam Zangpo profetizou que uma grande estátua, ou de Padmasambhava (introdutor do Budismo no Tibet), ou de Buda ou de um phurba (adaga tibetana) seria construída na região “para conceder bênçãos, paz e felicidade ao mundo inteiro.” Além disso, a confecção de uma estátua no local é mencionada em textos do próprio Padmasambhava, que viveu no século IX.

 

GRANDE BUDDHA DORDENMA

 

THIMPHU CHORTEN

Em Thimphu também visitaremos o Thimphu Chorten. Trata-se de uma belíssima stupa budista na parte centro-sul da cidade, construída em 1974 para homenagear o terceiro Druk Gyalpo, Jigme Dorji Wangchuck (1928–1972). Construída no estilo das stupas tibetanas, é também chamada Jangchub Chorten. Trata-se de um marco sagrado, com suas torres e sinos dourados. 

Thimphu Chorten é conhecido como “o marco religioso mais visível do Butão”. Foi consagrado por Dudjom Jigdral Yeshe Dorje, um dos mais respeitados Lamas tibetanos do século XX, Chefe da Escola Nyngma do Budismo Tibetano e amigo próximo do Dalai Lama. Essa stupa é diferente de outras por não abrigar relíquias de santos budistas, ou seja, restos humanos, sendo dedicada à Mente de Buddha.

 

THIMPU CHORTEN

 

FÁBRICA DE PAPEL ARTESANAL JUNGSHIN 

Outro destino interessante na capital butanesa é a Fábrica de Papel Artesanal Jungshi. Lá veremos como com métodos tradicionais, a fábrica produz o autêntico papel butanês conhecido como Deh-sho

A fábrica Jungshin continua a preservar e promover esta antiga tradição butanesa, mas também produz vários outros produtos de papelaria e cartões comemorativos. A fábrica utiliza a casca de duas espécies de árvores, a árvore Daphne e a árvore Dekap na fabricação de papel tradicional. 

Os visitantes podem observar todo o processo de produção e até experimentar fazer o seu próprio papel como lembrança! O papel De-sho foi originalmente usado por mosteiros budistas para livros de xilogravura e manuscritos, e também para escrever livros de orações.

SIMPLY BHUTAN MUSEUM

Ainda em Thimphu visitaremos o “Simply Bhutan Museum”. Trata-se de um museu interativo que dá uma rápida introdução a vários aspectos da vida tradicional no Butão. Os visitantes são recebidos com o “espírito do arroz” antes de serem guiados através de cenas simuladas da vida butanesa. Ao longo do caminho você poderá se vestir com roupas tradicionais, experimentar arco e flecha e ouvir canções cantadas por mulheres butanesas.

 

SIMPLY BHUTAN MUSEUM

Veja outros destinos do roteiro Himalaias -Índia, Nepal e Butão
WhatsApp
Precisa ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?