Vrindavan

Foi em Vrindavan, às margens do rio Yamuna, que o avatar Krishna passou sua infância e juventude. Aqui, Krishna bailou a divina dança com as gopis, espalhou – com Radha – a mensagem do amor divino e derrotou vários demônios. Por essas e tantas outras histórias ocorridas nessas terras, Vrindavan é um ponto muito importante de peregrinação para os hindus.

Bhagavan Krishna Rio Yamuna Vrindavan
Bhagavan Krishna • Vrindavan Rio Yamuna

Existem mais de cinco mil templos dedicados a Krishna espalhados pelas simpáticas ruelas permeadas pelo fervor peculiar dos devotos, e nós visitaremos uma seleção desses templos

Vrindavan
Vrindavan

Acredita-se que a essência de Vrindavan esteve perdida no tempo até ser redescoberta por Chaitanya Mahaprabhu, no ano de 1515. Naquele ano, o santo visitou a localidade com o propósito de identificar os lugares sagrados associados aos passatempos transcendentais do Senhor Krishna. Ele vagou pelas florestas sagradas em transe espiritual de amor divino. Diz-se que, pelo seu poder espiritual, ele foi capaz de localizar os lugares importantes dos passatempos de Krishna dentro e ao redor da cidade.

Prem Mandir Vrindavan
Prem Mandir • Vrindavan

Visitaremos o Templo Prema Mandir, um dos mais belos e novos templos de Vrindavan, inaugurado em 2012. Prem significa amor, e mandir significa templo. Prem Mandir é o templo do amor de Radha Krishna e de Sita Ram. Esse templo possui paredes maciças de mármore branco italiano com espessuras que variam de um a dois metros. O templo é circundado por um belo jardim, com fontes e esculturas que contam vários passatempos de Sri Radha Krishna.

O Krishna Balaram Mandir foi construído em 1975 pela Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna (ISKCON). As principais deidades desse templo são os irmãos transcendentais Krishna e Balarama, com Radha Shyamasundar e Gaura Nitai ao lado deles. Adjunto ao templo, em puro mármore branco, está o samadhi de Prabhupada, fundador da ISKCON.

Iskcon Vrindavan
Iskcon • Vrindavan

A ISKCON é conhecida popularmente como “Movimento Hare Krishna” e os seus devotos se reúnem aqui, para entoar alegremente o mahamantra, em homenagem a Krishna. Participaremos dos rituais e cantos juntos com devotos vindos de todas as partes do mundo.

Paramahansa Yogananda visitou o templo Madan Mohan quando esteve em Vrindavan, ele cita em sua Autobiografia, e por isso também que faz parte da nossa programação. Esse é o templo mais antigo da cidade, construído em 1580. Sua murti (deidade) foi descoberta por Advaita Acharya, um santo intimamente relacionado com Chaitanya Mahaprabhu.

Advaita Acharya encontrou a murti de Madan Mohan na base de uma árvore sobre uma colina. Naquele mesmo local foi construído o templo, que hoje é considerado patrimônio histórico indiano e está sob os cuidados da Archaeological Survey of India.

Madan Mohan Vrindavan
Madan Mohan • Vrindavan

Quando o imperador mogul Aurangzeb invadiu Vrindavan com os seus soldados, em 1670, a deidade original de Madan Mohan foi salva, sendo transferida para Karauli, no Rajastão.

Ao por do sol participaremos ao famoso Aarti, ritual de adoração ao Rio Yamuna, no Kaliyah Ghat. O Rio é adorado por conter em suas aguas a energia de Krishna. 

Destacamos somente alguns pontos da programação em Vrindavan.

Vídeos de Nossos Grupos em Vrindavan