Ranchi

Teremos a oportunidade de nos aprofundarmos em nossa prática espiritual. Vamos participar da programação do ashram, de suas palestras e de suas meditações.

Chegando a Ranchi ficaremos hospedados no ashram de Paramahansa Yogananda, YSS/SRF.

Esse local mais parece um oásis de paz, com uma serenidade constante no ar. O silêncio está impregnado de amor ao Guru. Um dos ashrams mais belos da Índia, com maravilhosos jardins e limpeza impecável, contrastando com o aparente caos do país.

Paramahansa Yogananda Ranchi
Paramahansa Yogananda • Ranchi

São impressionantes a beleza, a grandeza e a aura de pura luz do salão de meditação. Ouvir os cantos cósmicos, com a mesma melodia cantada no Brasil, leva-nos a um estado de contentamento e amor a Deus. No pátio em frente ao Dhyana Mandir fazemos os exercícios de energização de manhã e no final do dia, guiados pelo monge que conduz a meditação.

Em 1917, Paramahansa Yogananda fundou a sua primeira organização, a Yogoda Satsanga Society of India (YSS), e transferiu para Ranchi a sua primeira escola para meninos, onde modernos métodos educacionais foram combinados com treinamento de ioga e instrução em ideais espirituais. Após uma visita à escola alguns anos mais tarde, Mahatma Gandhi escreveu: “Essa instituição impressionou profundamente a minha mente.”

Ashram de Paramahansa Yogananda
Ashram de Paramahansa Yogananda

Nos jardins do ashram há um belíssimo memorial – o Smriti Mandir – em homenagem ao lugar onde Paramahansa Yogananda iniciou sua grande obra. Um templo em mármore, em formato hexagonal, com uma grande flor de lótus na cúpula e uma fotografia do amado guru em seu interior. Era aqui que ficava o depósito onde o mestre se refugiava das crianças para meditar e foi aqui que ele teve a visão de que iria para o Ocidente. “América! Certamente essas pessoas são americanas!”

Smriti Mandir
Smriti Mandir

Meditaremos nos jardins e sob a sombra da árvore Litchi Vedi. Era aqui que o grande guru ministrava aulas ao ar livre para os meninos da escola. Um cientista indiano descobriu recentemente um fato notável a respeito dessa árvore: trata-se de uma variedade nunca antes documentada pela ciência. Uma das características que a diferenciam das demais é o tamanho dos seus frutos, menores que as lichias comuns. O nome dessa variedade foi listado como Litchi Cultivar Yogananda Selection.

Arvore Litchi Vedi
Arvore Litchi Vedi

No antigo prédio administrativo se encontram preservados o quarto de Yogananda e um relicário contendo a vestimenta e objetos que estavam próximos a ele no momento do seu mahasamadhi. Um novo prédio administrativo foi construído recentemente para abrigar os escritórios dos monges que trabalham na manutenção da obra do mestre.

Em uma carta para o seu querido discípulo Rajarsi Janakananda, Yogananda escreveu: “Eu derramei o néctar da minha realização espiritual principalmente em Mount Washington e em Ranchi”.

Vídeos de Nossos Grupos em Ranchi