Kanyakumari

Chegando ao ponto mais extremo sul da Índia, Kanyakumari, no estado de Tamil Nadu, já fronteira com o estado de Kerala. Neste ponto há o encontro do Mar Arábico, Golfo de Bengala e Oceano Índico, e também por isso considerado um local sagrado. O exato ponto é chamado Triveni Sangam.

Na lua cheia de Abril (Chaitrapurnima) um fenômeno raro e belo aqui pode ser presenciado, o pôr do sol e o nascer da lua vistos simultaneamente. Mahatma Gandhi também visitou Kanyakumari, e foi um dos locais onde as cinzas da cremação de Gandhi foram lançadas.

Viagem ao Sul da Índia Memorial Vivekananda Rock
Memorial Vivekananda Rock

Templo da Deusa Kumari

A história do templo é tão magnifica quanto as belas paisagens naturais em torno dele. Um templo dedicado a Deusa Parvati, esposa de Shiva, na forma de menina adolescente. “Kanya” – Mulher e “Kumari” virgem. Kanyakumari tem um grande significado para os hindus, e por isso um importante centro de peregrinação.

A adoração de Devi Kanya Kumari remonta aos tempos védicos. Ela foi mencionado no Ramayana, Mahabharata. Conta a mitologia védica, que a deusa Kumari, orou ao Senhor Shiva para ser aceita como esposa por ele.

Memorial Vivekananda Rock

No oceano, a 400 metros da costa, há duas rochas, conhecidas como rochas gêmeas, ambas tornaram-se monumentos em homenagem a grandes filósofos indianos, Vivekananda e Tiruvalluvar.

Swami Vivekananda , o poeta e filósofo indiano, veio pedir a benção de Devi Kumari, passando longos períodos de tempo meditando sobre esta rocha, inclusive antes dele ir ao Parlamento Mundial de Religiões de Chicago em 1893. Há uma crença que o templo Kanyakumari original, houvesse sido construído inicialmente sob esta rocha.

Estátua do santo Tiruvalluvar

Em homenagem a um dos seus grandes poetas e filósofos Tiruvalluvar, uma estátua as margens de Kanyakumari foi edificada. Tiruvalluvar, nascido a cerca de dois mil anos atrás, pouco se sabe sobre a vida deste filósofo. Sua obra Tirukkural (“Sacred Couplets”),   foi considerada uma obra prima do pensamento humano, com suas idéias revolucionárias.
Ele procurou mostrar às pessoas, através de seus aforismos, que elas poderiam levar a vida de chefe de família, e, ao mesmo tempo, levar uma vida divina, não havendo necessidade de deixar a família e se tornar um Sannyasin para levar uma vida devotada ao divino.

Vídeos de Nossos Grupos em Kanyakumari